A BANDANA E SUA ORIGEM

 





De onde veio a Bandana

 

Medindo em média 50 cm de cada lado, a bandana é usada a partir de nossa antiguidade, pelos romanos e gregos.

Algumas pessoas e estudiosos creem vir da palavra sânscrita 'badhnati' (é uma língua ancestral do Nepal e da Índia), que significa ligar ou amarrar.

Os padrões de desenhos característicos são similares aos padrões vindos da Caxemira. Os desenhos nas regiões persas são chamadas “Boteh”, que significa arbusto, arbusto, matagal, amoreira-brava ou erva.

Entrou na cultura ocidental por meio das expedições e importação de especiarias e tecidos das índias entre os anos 1701 e acabou no dia 31 de dezembro de 1800.

Usadas principalmente pelas mulheres da época, este adereço ganhou força gerando interesse das indústrias têxteis Inglesas e Escocesas.





No velho oeste americano, os homens usavam a bandana amarrada na rosto, para                   proteger do suor e da poeira.


Até que em 1920, o estilista Paul Poiret criou uma primeira versão desse pedaço de pano como 
adorno para amarrar na cabeça das mulheres. E em 1940, as bandanas ressurgem com força depois que os cabeleireiros foram obrigados a largar os seus trabalhos para se ajuntar ao exército na guerra, fazendo com que as mulheres tivessem que dar aquele jeitinho para manter a arrumação dos cabelos.


Nos anos 1950 era usada pelas mulheres como faixa no cabelo ou amarrada no pescoço. 
Em 1960, o astro Jimmy Hendrix chegou com tudo inventando moda ao usar o lenço na testa e foi acompanhado por Janis Joplin nessa tendência. Rapidamente, as bandanas se tornaram um símbolo do movimento hippie que ficou ainda mais forte nos anos 70.

10 anos depois, Axel Rose reinventou a forma de usar o acessório, com a faixa um pouco mais largo, da sobrancelha até o começo do couro cabeludo. A partir desse momento, seu uso passou a seguir não só uma, mas diversas opções de tendências até que na década de 90 o rapper Tupac, fez do lenço na testa a sua marca registrada, só que dessa vez com o nó voltado para a frente.


Curiosidade


         Tornou-se símbolo de luta em 1921 nos EUA, na luta pelos direitos do                   trabalhador. A marcha dos Mineradores de carvão da Virgínia Ocidental foi uma das             maiores revoltas armadas da história trabalhista. Nela, mais de dez mil trabalhadores             usaram bandanas vermelhas para exigir sindicatos. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DODGE CHARGER - A SENSAÇÃO DOS ANOS 70

THE BEE'S KNESS - Um drink para o verão